quarta-feira, 4 de maio de 2011

Exercício do fotógrafo cego

INSTRUÇÕES
Exercício do fotógrafo cego
Realizar em dupla:
Para começar este exercício é muito importante que os dois participantes estejam CALMOS.
Vamos realizar um exercício de respiração para começar. Fechem os olhos e respirem profundamente, deixando o ar entrar pelo nariz e sair pela boca. Ao inspirar realize inspirações profundas. Ao inspirar sinta sua barriga se movimentando, crescendo, ao expirar, a barriga volta ao normal. Quando se sentirem calmos, iniciem o exercício.
No momento em que se sentirem prontos para realizar o exercício, o aluno que iniciará o exercício como  o fotógrafo cego irá vendar os olhos. O outro colega irá auxiliar o fotógrafo cego a se movimentar. Ao realizar o exercício com os olhos vendados, lembre-se de manter a calma, respirando profundamente. Ao poucos você irá experimentar novas sensações, mantenha a calma e movimente-se lentamente.  O seu colega está ao seu lado para lhe auxiliar a se movimentar.
Fotógrafo cego: Tirar cerca de 30 fotografias SEM OLHAR, com os olhos vendados. Fique atento aos sons, ao barulho do vento. Procure fotografar intuitivamente, guiado pelos sons, pelo vento, manchas de luz percebidas. Auxiliado pelo seu colega, você também poderá tocar as coisas ao seu redor, fotografe o que você percebe com seus dedos.
Auxiliar do fotógrafo cego: Você irá ajudar seu colega andar, alertando-o sobre degraus, buracos no chão e auxiliando-o no que for necessário. Procure não interferir muito na escolha do que será fotografado.
Depois de tirar cerca de 30 fotografias, ou quando sentir que conseguiu finalizar o exercício, o fotógrafo cego irá retirar a venda, desligar a máquina SEM OLHAR PARA AS FOTOS e TROCAR DE FUNÇÃO COM O COLEGA. ISTO É, O FOTÓGRAFO CEGO IRÁ SE TORNAR O AUXILIAR E O AUXILIAR IRÁ VENDAR OS OLHOS, se tornar o fotógrafo cego  e REALIZAR O EXERCÍCIO.
Vamos manter o suspense sobre as fotografias até a próxima quinta, dia 12 de maio.
Entregue sua máquina para seu colega. Caso isso não seja possível,  envie as fotografias que você fez  por email, zipadas ou entregue gravadas em cd ou em pendrive. É importante que você não examine e não olhe para as fotografias que tirou. Somente o seu colega irá vê-las. Seu colega que atuou como seu auxiliar irá escolher uma fotografia da série enviada  e irá escrever um parágrafo comentando o porquê da escolha desta fotografia.
Seu colega irá lhe enviar as fotografias que ele fez e você fará o mesmo: irá escolher uma foto, escrever um parágrafo sobre a fotografia escolhida e trazer toda a série de fotografias feitas pelo seu colega para a aula do dia 12.

No dia 12 de maio, cada aluno trará para a aula toda a série de fotografias do colega – em contato digital/índex ou gravadas em cd/pendrive. O auxiliar irá comentar toda a série realizada pelo colega, a fotografia escolhida e ler o que escreveu sobre a mesma. Enquanto isso, quem fez a foto ficará de olhos fechados ouvindo a explicação do colega, imaginando a fotografia. Depois poderá abrir os olhos.

Um comentário: