quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Texto Maurício Lissovsky

Sigam os links para acessar o texto:
http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_23/index.html
http://issuu.com/facomfaap/docs/facom23#download


Turma da Noite.
Caso você não tenha ido à palestra do professor Maurício, leia o texto: "Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro" e discorra sobre a proposição, ou o trecho que julgar mais interessante. Datas para entrega: 10/10 ou 13/10.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observações pertinentes, contudo, é necessário mais cuidado com os erros de digitação

      Excluir
  2. Como a ferramenta de comentários não me permite editá-lo, tive que exclui-lo, mas segue abaixo o comentários com as correções:

    O texto aborda, de maneira muito interessante, o papel do fotografo na contemporaneidade, contrapondo, de forma até mesmo poética, os anseios e pretensões dos fotógrafos clássicos, modernos e contemporâneos. No trecho :

    "Todo fotógrafo é o guarda florestal de uma reserva de futuro, onde uma população de instantes, em vias de extinção, preserva sua capacidade irromper em nossas vidas como Acontecimento e Diferença."(p.11)

    É perfeitamente compreendido a relação do fotografo com o tempo, colegando-o em uma registro "perene". Testemunha do que foi aprisionando no momento da escolha do “click”. Mas o que a fotografia é não esta congelado. Sua transformação significativa viaja para muito além do tempo que congelou. Segue abraçada ao espectador, sempre sendo recriada em sua interpretação.

    "Como impor ao clichê a demora que revela a fragilidade da sua construção, ou evidencia as forças poderosas que agiram na sua composição? O fotógrafo clássico imaginava-se um cristal translúcido e viveu às turras com questão indecidível da objetividade de suas imagens. O fotógrafo contemporâneo, já o percebemos na obra de um sem número de autores, é o meio turvo, é a lente refratária que retarda e desvia a passagem das imagens." (p.14)

    No mundo contemporâneo, afogado por imagens, o fotografo teria a obrigação realizar o filtro do olhar.

    Gerson Silvério de Souza Sobrinho 11/0119169 - Fotografia 2

    ResponderExcluir