quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade prática: Fotograma


 Fotograma
Nesta atividade você irá produzir imagens fotográficas sem uma câmera.  Apenas registrando formas, sombras de objetos sobre papéis fotográficos. O fotograma materializa uma interessante observação de Phillipe Dubois: “A foto é uma sombra impressionada e fixada”. (2003, p. 139)
Sobre o fotograma, o tempo da luz é inscrito em forma de sombra.
Veja alguns exemplos de fotogramas abaixo:

 
          
Edder Gadelha                                                                                
http://edim-mzk09.blogspot.com/2010/07/fotogramas.html                          



 

 Trânsitos
Fonte: HTTP://transitos.zip.net
 

O fotógrafo Man Ray explorou muito esta técnica e denominou-a de rayograma:

Man Ray, 1922,
Fonte: http://www.artphotographyfund.com/en/gallery/default.aspx?id=9   
                                                   

Como fazer
Você irá precisar de:
Um quarto escuro
Papel fotográfico Preto e Branco
Revelador, interruptor (opcional) e fixador para papel fotográfico preto e branco, água
3 bandejas para acondicionar os líquidos
Objetos pequenos: opacos, translúcidos e/ ou transparentes
Lanterna

  • Dentro do quarto escuro
Retire o papel fotográfico da caixa ou do envelope, sempre em um ambiente completamente escuro. Cuidado, pois os papéis fotográficos são sensíveis à luz. Caso você abra a caixa ou o envelope em local onde há luz, poderá velar todos os papéis. Para conseguir enxergar dentro do quarto escuro você poderá acender uma lâmpada vermelha.   
Corte o papel no tamanho desejado (de acordo com o tamanho dos objetos que você irá utilizar).
Apóie o papel fotográfico sobre uma bancada ou mesa. Coloque os objetos sobre o papel. Acenda a lanterna por um curto período de tempo. Como o tempo de exposição à luz varia de acordo com cada caso, é difícil precisar quanto tempo você deverá manter a lanterna acesa. Você irá perceber qual o tempo necessário de acordo com a prática. Comece contando 4 segundos.
Após desligar a lanterna, insira o papel fotográfico na bandeja com o revelador, por cerca de um minuto.  Cuidado para que a imagem não fique muito preta. Retire o papel fotográfico com uma pinça. Nunca insira a mão na química. Transfira para uma bandeja com água, ou interruptor, por cerca de um minuto, retire com a pinça, transfira para a bandeja com fixador por cerca de cinco minutos. Lave em água corrente, por cerca de cinco minutos.

2 comentários:

  1. A prática da fotografia é bastante diversificada. O FOTOGRAMA nos permite estudar inúmeras possibilidades de criação e percepção da luz e da sombra. A experiência com o PINHOLE aumenta a curiosidade e nos possibilita usá-lo como ferramenta em escolas públicas, despertando o olhar de nossos alunos para a imagem e a forma de fotografar.

    ResponderExcluir
  2. Uma sombra feita de luz: essa é a impressão geral que tive ao utilizar a técnica do fotograma. Ao perceber que a imagem começava a se formar automaticamente no papel branco e aparentemente não modificado, tem-se uma impressão quase de que mágica está acontecendo. A técnica do fotograma é versátil e pode ser utilizada para capturar formas quase abstratas feitas com objetos de uso comum. Pode gerar resultados muito belos e tem na alma a mágica da fotografia.

    ResponderExcluir