segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vídeo João Bittar. Fotografia do umbigo do Lula


3 comentários:

  1. Como um importante fotojornalista para a Imprensa e para o desenvolvimento da fotografia no país, João Bittar,falecido em dezembro de 2011, sabia estar preparado para o desconhecido, para alguma cena que poderia surgir a qualquer instante. Um segundo elemento relevante é a ousadia. Bittar, assim como um bom fotógrafo deve ser, tinha paciência, sabia esperar, e sabia també ousar, tinha atitude. Antes que Lula o desafiasse com o "fotografa", ele já o tinha feito. Um fotógrafo deve ser atento. Perscrutando tudo e todos a sua volta.
    A foto "O umbigo do Lula" é documental, de uma importância histórica para o país, pois assim como Bittar o presentia, o ex-líder sindical se tornou o presidente do Brasil.
    Cada instante é um presente. E o momento certo é crucial. João Bittar há de servir sempre de exemplo tanto a fotógrafos experientes quanto àqueles que começaram a se aventurar no exercício do olhar. Estar atento, preparado para o desconhecido e ousar.

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo, com a declaração do fotógrafo João Bittar sobre sua famosa foto do Lula, me fez pensar sobre dois pontos importantes da fotografia: o comportamento do fotógrafo e a importância da fotografia.
    O fotógrafo precisa estar sempre atento e observando bem o cenário onde está atuando, para que ele possa se antecipar ao momento e conseguir o click perfeito. As oportunidades de tirar fotos interessantes estão sempre ao seu redor, basta estar atento para faze-lo. Como disse Bittar: "Quando ele levantou a camisa eu já tinha fotografado". O outro ponto é a importância dessa foto. No momento em que Bittar tirou a foto, ela não se relacionava com o trabalho ao qual foi designado naquele dia. Inclusive não foi uma foto selecionada para a publicação da revista. Entretanto, não se sabia que aquela foto despretensiosa, seria a foto de uma presidente da república em uma situação tão informal. Ou seja, a importância de uma fotografia pode ser algo volátil, enquanto Lula era apenas um sindicalista a foto estava guardada, com pouco valor e relevância. A partir do momento que Lula torna-se o presidente do Brasil, seu valor aumenta consideravelmente.
    Daniel Henrique Salta Pedrosa 10/0027385

    ResponderExcluir