Blog dedicado ao ensino de fotografia. Material de apoio para as aulas de Oficina de Fotografia.
Exercícios com a câmera fotográfica: conceito e prática.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
João Roberto Ripper_ Especial_Imagens Humanas_ Parte I. Fotografia documental
É interessante observar como dois fatores aparentemente opostos conversam harmoniosamente na obra de Ripper: a contemplação da pobreza e a denúncia. Há críticos, como comentado pelo fotógrafo, que afirmam não haver possibilidade de apreciação em imagens que retratam condições, por vezes, precárias de sobrevivência. Provando o contrário, Ripper coloca tais imagens não somente como impressões belas, mas, ainda, insere-as no contexto da denúncia, permitindo que coexistam as concepções de beleza e protesto, no sentido de evidenciar a primeira, permitindo que seja pensada a segunda.
É interessante observar como dois fatores aparentemente opostos conversam harmoniosamente na obra de Ripper: a contemplação da pobreza e a denúncia. Há críticos, como comentado pelo fotógrafo, que afirmam não haver possibilidade de apreciação em imagens que retratam condições, por vezes, precárias de sobrevivência. Provando o contrário, Ripper coloca tais imagens não somente como impressões belas, mas, ainda, insere-as no contexto da denúncia, permitindo que coexistam as concepções de beleza e protesto, no sentido de evidenciar a primeira, permitindo que seja pensada a segunda.
ResponderExcluirMariana dos Santos Amorim.