terça-feira, 12 de abril de 2011

Nova Visão 1

Durante o início do século XX, temos um novo movimento estético na história da fotografia, denominado "Nova Visão", ou "Nova Fotografia".

Observaremos que durante o início do século XX  a fotografia se emancipa  para além dos cânones estéticos da pintura, para se constituir como uma linguagem autônoma.
Vejamos o que diz Laszlo Moholy-Nagy a este respeito:

"We may say that we see the world with entirely different eyes"
("Podemos dizer que estamos enxergando o mundo de maneira completamente diferente")

Observe algumas experimentações de Nagy:


Rosto de Mulher, Moholy-Nagy, 1926
Siesta, Moholy-Nagy, 1926
  Podemos observar que esta nova maneira fotografar as pessoas se afasta dos antigos cânones estéticos dos retratos pictorialistas. Compare:


Rosto de Mulher, Moholy-Nagy, 1926
Sarah Bernhardt, Nadar, 1864




Observe acima um filme da época denominado "Um homem com uma Câmera " do cineasta russo Dziga Vertov. Vertov explora o mundo através do olhar da máquina. Da mesma forma que utiliza um cinematógrafo, Vertov poderia estar utilizando uma máquina fotográfica. A percepção do mundo industrializado é realizada através do olhar da máquina.


Vamos realizar uma atividade prática partindo deste filme como inspiração?
Exercício Prático: “Um aluno com uma câmera”
Data de entrega: 13 ou 18 de outubro, 2011



Você irá fotografar TUDO o que lhe chamar a atenção.  Explore o que vê com a câmera trabalhando alguns recursos e variações.
Sugestões:

Variação ângulo de tomada: de cima para baixo/de baixo para cima.
Variação na sua posição frente à cena – mais perto/ mais afastado. Composições mais abertas/ mais fechadas.
Fotos com exposição correta, subexpostas, superexpostas.
Com flash/ sem flash.
Ambientes escuros/claros
Baixa/alta velocidade. Estático/tremido
Olhando pelo visor/sem olhar. Fotografar pode ser um gesto corporal.
Macro (florzinha)
Com foco, sem foco.
Fotografar  cerca de 72 imagens, ir a um dos laboratórios que serão indicados no egroup. Imprimir 2 contatos digitais e 4 fotos 10X15 escolhidas)
Trazer nos  dias  – 13 ou 18 de outubro - 2 contatos digitais (com todas as imagens) e 4 fotos tamanho 10X15 escolhidas. 

2 comentários:

  1. O movimento da Nova Visão iniciado no início do século XX é, na minha opinião o surgimento da Arte Fotográfica. Tem-se uma forma de expressão, antes dedicada a emular àquilo que acontecia na Pintura, surgindo com uma cara nova e uma forma de proceder independente. É nesse movimento que a Fotografia passa a distorcer e mudar a noção que se tem da realidade e da forma como a apreendemos.

    As formas de representação, a busca pela construção, pelas formas simples e pelo bidimensional em uma realidade tridimensional (quadridimensional, na verdade) são características que permeam os trabalhos da Nova Visão. É nesse contexto que a fotografia transcende a forma como todos sempre enxergaram a realidade, dando a impressão de que ao vermos uma fotografia, estamos vendo uma outra realidade, que só nos é revelada, ao ser “revelada” a foto.

    Francisco George.

    ResponderExcluir